quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Planejando (e economizando) na sua viagem

A partir do momento que se decide fazer uma viagem, e se você não gosta de ficar andando com dezenas de famílias desconhecidas e ouvindo guia chato falando com microfone dentro de van (e com música mais chata ainda ao fundo), significa que você evitará os pacotes turísticos e agora precisa começar a planejar. E o melhor lugar para se iniciar um planejamento de viagem é a internet.

Vôo

A maneira habitual seria acessar o site de cada uma das companhias aéreas que cobrem o destino de sua viagem e sair conferindo preços, fazendo simulações de datas de saída e chegada para tentar preços melhores. O problema é que ficar simulando várias datas em vários sites dá um trabalhão.

Hoje existe um site legal, que é o Decolar, onde você apenas coloca a cidade de origem e destino, as datas e ele já faz todas as comparações e te dá todas as opções disponíveis. É muito fácil, funciona como os sites de cotação tradicionais, como o Buscapé ou JáCotei, porém para vôos.

Imagem do site www.decolar.com

Experimente as dicas abaixo para tentar alguma economia nas simulações de compra de passagens aéreas: vôos de madrugada e/ou em meio de semana e maior tempo de permanência no destino. E tente comprar com a maior antecedência possível.

Hospedagem

Antes de mais nada leia o artigo deste blog sobre hospedagem clicando aqui!

Existe um site de pesquisa e comparação de preços de hotéis também, o Booking. Assim como no HIHostels, você encontra hospedagem em todo o mundo. Um para hotéis, o outro para albergues (hostels).

Outras Informações

Um local com informações de tudo quanto é destino é o Mochileiros. Não deixe de fazer uma pesquisa e anotar as dicas que te interessem. Um outro site legal é o Viagens Maneiras (lá você vai encontrar o cachorro mais viajado do mundo).

Se ainda sobrar um tempinho procure outros blogs de viajantes, são excelentes fontes de informação. Vejam como exemplo este blog sobre Cusco e Machu Picchu, com várias dicas diferentes e relacionadas ao cotidiano do lugar: http://www.aranhanoperu.blogger.com.br/

E leia os outros artigos e relatos de viagem deste blog, claro!

Abraços
Thiago rulius