terça-feira, 21 de abril de 2015

Estrada Real - Caminho Sabarabuçu - Trecho Sabará / Raposos

Vista após a longa subida inicial. Mar de Minas.
 Apesar de ser mineiro e ter a Estrada Real no meu quintal, ainda não havia percorrido, caminhando, um único trecho deste longo caminho. Como todo mundo que faz turismo em Minas, já havia topado com vários dos famosos marcos da Estrada Real em minhas andanças, mas tratava-se apenas de puro acaso.

Decidi fazer, na medida que o tempo permitir, os trechos do caminho secundário de Sabarabuçu, que interliga o pequeno municipio de Cocais (não confundir com Barão de Cocais) a Glaura, e consequentemente ao caminho velho. Cidades importantes historicamente compõem este roteiro, como Sabará e Caeté, além de outras cidades e distritos menores, como Raposos e Rio Acima, este último rico em atrativos naturais, especialmente cachoeiras.

Decidi começar pelo trecho que está mais perto de casa: Sabará a Raposos. Como já conheço bem o centro de Sabará e os primeiros quilômetros da trilha que seguiria até Raposos, decidi iniciar a partir do Arraial Velho. Desta maneira eliminamos (eu e minha esposa) o centro histórico da cidade, muito conhecido por nós, e os subúrbios que estão entre ele e o arraial velho. Com este corte, reduzimos 3,6km da caminhada, que de acordo com a planilha oficial tem 12,3km.

Ao iniciar a trilha a partir da igrejinha de Santana, no arraial velho de Sabará, o desafio é o morro interminável que deve ser vencido, e que se inicia poucos metros a frente da igreja. Para quem não está com bom condicionamento, talvez seja o pior trecho de todo o percurso. De acordo com a planilha, tem 2km. Não é a única subida, mas é, com sobras, a pior.

Vencida este primeiro obstáculo, o caminho prossegue exigindo menos do caminhante e sem surpresas para quem tem a planilha do trecho (clique aqui para imprimir a planilha atualizada no site oficial da estrada real). Se puder marcar a distância com o GPS de um celular, GPS de pulso ou algum produto similar, melhor ainda, para evitar alguma sensação de insegurança ao acreditar que já andou demais e um marco esperado ainda não apareceu.

Ruínas de casa de Pedra.

Depois da subida, o trajeto não exige muito do caminhante por algum tempo, e é possível seguir em um ritmo um pouco melhor.

Curto trecho de trilha fechada. Carros não passam.
Tivemos dúvidas apenas nos marcos 2033 - km 7,3 - e 2034 - km 7,5 - (todos os marcos são numerados - informação extremamente útil para não se confundir). Estes estão respectivamente na porta e dentro de uma propriedade particular. O correto é entrar no terreno da casa onde a estrada termina e entrar na trilha a esquerda do caminhante, praticamente colada a esta casa. Aí começa um curto trecho de trilha fechada, inacessível para quem está de carro. Desça com cuidado pois o trecho é escorregadio, tem bastante lodo nas pedras. Tomei um tombo nesta descida, mas que não causou maiores problemas.

Apesar de longos trechos de sol, existe um trecho sombreado e cercado de água.

Vencida a trilha fechada, é hora de percorrer a parte mais bonita deste percurso, com um trecho sombreado e duas travessias de água: um córrego e um ribeirão. Ambos podem ser atravessados a vau, e quem não tem bota impermeável pode tirar os calçados e atravessar com tranquilidade. Ambos tem a água cristalina, e pode ser que você encontre gente nadando na segunda travessia.
Uma observação em relação ao marco 2036 - km 7,7: Ele está após a travessia do córrego, ao contrário da descrição que consta na planilha.

Travessia de ribeirão. Água cristalina e muito fresca.

Após este trecho, a estrada passa a ter um visual mais parecido com o do início da trilha, e a cidade de Raposos vai se aproximando. Não encontramos o penúltimo marco, número 2043 - km 10,9 - que constava como "marco caído" na planilha. Mas este marco não fez falta nenhuma, pois dizia apenas para seguir em frente. Seguimos até o último marco e chegamos a cidade de Raposos, seguindo praticamente em linha reta até a igreja matriz.

Encerramos aí o dia, mas para quem está fazendo o caminho sem interrupções, pode ser interessante andar um pouco mais, fazendo o trecho seguinte, Raposos - Honório Bicalho, que tem extensão de 13km. Espero fazer este trecho em breve. Aguardem.


Trecho Arraial Velho de Sabará - Raposos
Distância percorrida: 8,68 km.
Tempo gasto: 2:40, seguindo em ritmo médio e com pausas frequentes para fotos.
Site oficial do caminho de Sabarabuçu: http://www.estradareal.tur.br/caminho-sabarabucu

Kit Essencial: Água, Protetor solar, Frutas, Chapéu ou Boné.

Abraços
Thiago Rulius