quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Grutas do Maquiné e Rei do Mato / MG


Não era uma idéia antiga esta de visitar as grutas aqui nas proximidades de Belo Horizonte. Só resolvi por este roteiro devido ao tempo feio e frio do fim de semana, que deixava as visitas a cachoeiras pouco atrativas. Mas analisando o passeio agora, depois de ocorrido, afirmo que é uma opção diferenciada e muito interessante.
Já tinha visitado uma gruta a cerca de dez anos atrás, mas esta não era preparada para o turismo, estava totalmente preservada e era simplesmente infestada de morcegos, que passavam muito próximos de nós na escuridão. Podíamos ver apenas os vultos, mas dava para sentir as fracas correntes de ar de sua passagem.



Voltando as "grutas turísticas", as três principais nesta região são a gruta do Maquiné em Cordisburgo, gruta da Lapinha em Lagoa Santa e gruta Rei do Mato em Sete Lagoas.

Como o caminho para a gruta da Lapinha era outro, seguimos em direção as outras grutas para possibilitar a visita de duas em um único dia. O plano era ir primeiro a Maquiné e depois visitar a Rei do Mato na volta, quando já estaríamos mais cansados de rodar e querendo uma pausa.



O acesso as grutas de Maquiné e Rei do Mato é feito pela BR-040, sentido Belo Horizonte - Brasília. Cordisburgo está a cerca de 120km de BH, com mais 5km até Máquiné (nesta estradinha vi um Tucano, foi muito legal). A gruta Rei do Mato está na beira da estrada, mas no sentido Brasília - BH (de BH a gruta Rei do Mato são cerca de 66km). Todo o percurso é asfaltado.
Se possível visite as duas grutas. Na minha opinião os passeios são complementares: A gruta Rei do Mato é mais bonita, mais preservada e tem algumas pinturas rupestres como "brinde", além de ficar mais vazia. A gruta do Maquiné tem salões mais amplos e a parte liberada para acesso de turistas tem três vezes o tamanha liberado da Rei do Mato.

A gruta do Maquiné tem pontos negativos: Uma loja de souvenir praticamente dentro da gruta (não sei quem teve essa idéia errada), mangueiras e caixas de força aparecendo também tiram um pouco do clima do lugar. O serviço de guias da gruta Rei do Mato também é melhor. NÃO COMPREM NA LOJA DENTRO DA GRUTA DO MAQUINÉ. SE INIGUÉM COMPRAR DE REPENTE ELA SE MUDA PARA MAIS LONGE.

As fotos não ficam muito boas lá dentro com máquinas fotográficas comuns, sem recursos como tempo de exposição. Procure fotografar os lugares iluminados sem utilizar o flash. Foi assim que consegui os melhores resultados. Comprar postais nas lojas (do lado de fora) pode ser uma solução.



Para quem se interesse, existe o museu do Guimarães Rosa em Cordisburgo. Eu não visitei, mas não deixa de ser mais uma opção. Informe-se no centro de informações de Cordisburgo, na avenida principal.

Quanto as motos, a viagem foi tranquila, já que boa parte do trecho é duplicado (até Sete Lagoas). A estrada para Cordisburgo é de pista simples, mas o movimento é fraco. Apenas os cerca de 25km de BR-040 não duplicados merecem um pouco mais de atenção.



Para abastecimento, na BR-040 tem vários postos de combustível, e em Cordisburgo também tem um, então não precisa se preocupar. Para quem também pretende ir de Suzuki, em caso de emergências existe uma concessionária em Sete Lagoas, a apenas uns 3 km da gruta Rei do Mato.


Thiago (rulius)

Nenhum comentário: