domingo, 29 de abril de 2012

Puerto Natales


    Para quem vai ao parque Torres Del Paine, atração maior da patagônia chilena, a cidade de Puerto Natales é o ponto de partida para esta empreitada. Não que ela seja parada obrigatória. É possível ir diretamente de El Calafate ao Torres Del Paine (TDP). No nosso caso, passamos por lá, e não me arrependo.
    Se você pretende fazer o circuito W em TDP, e vai iniciar sua caminhada refúgio Paine Grande, atravessando de Catamaran, precisará considerar isto ao sair diretamente de El Calafate (se os horários coincidem). Outra vantagem é fazer as compras de alimentos por lá, já que muitos produtos (não industrializados) não podem ser levados de outros países para o Chile.
    Nós decidimos passar em Puerto Natales e resolvemos várias pendências por lá: compramos os alimentos que faltavam para levar ao parque, compramos um refil de gás para o nosso fogareiro (que não pode ser levado de avião), alugamos barraca e bastões de caminhada, e reservamos lugar no refúgio Paine Grande de TDP, visto que o acampamento Paine Grande está fechado desde o incêndio ocorrido no fim de 2011.
    Infelizmente nossa passagem pela cidade foi muito rápida, menos de um dia em cada visita (antes e depois do parque), e não tivemos oportunidade de conhecer os restaurantes ou de dar uma volta a noite. Apenas caminhamos um pouco mais para procurar equipamentos para alugar, e pudemos constatar que os ventos na parte da cidade próxima ao mar é muito forte, deixando o lugar pouco agradável para fazer qualquer coisa no tempo. Quando voltamos comemos hambúrgueres na lanchonete Masay, que recomendo. O sanduíche é gigante, feito em um pão muito gostoso e que leva, além dos ingredientes comuns que estamos acostumados, abacate. Uma delícia!
    Para alugar equipamento, o pessoal do fórum mochileiros recomenda com freqüência o residencial casa Cecília. Lugar bacana, porém achamos um pouco caro. Alugamos nossa barraca na loja Teresa (CH$3.500 por noite na barraca Doite Pro Teide 2), e os bastões no patagônia Adventure (CH$2.000 a diária para cada par). No refil de gás pagamos CH$2.000.

Endereços:
•    Loja Teresa: Calle A. Prat, entre Av. Manuel Bulnes e Calle Eberhard.
•    Casa Cecilia: Calle Tomas Rogers, entre Calle Bories e Calle Senoret
•    Patagonia Adventure: Calle Tomas Rogers, entre Calle Bories e Calle Eberhard.
•    Lanchonete Masay: Av. Manuel Bulnes, esquina com Calle Tomas Rogers.

Abraços
Thiago Rulius

3 comentários:

Marina disse...

Massa demais!!!
Não sei a cotação do CH e do AR, então algumas coisas soaram caras, rolava de colocar uma aproximação em reais né? tenho preguiça de pesquisar do google!! hehe
Quanto ao hamburguer com abacate, nunca experimentei, mas quando provei o com guacamole, tive uma supresa muito agradável. Incrivelmente fica bom mesmo!

Unknown disse...

Mto bacana sua viagem! Vamos fazer algo bem parecido, mas estou com dificuldade para saber onde e como reservar os abrigos no parque TDP, como vc fez? Td lá em Puerto Natales, na véspera de ir ao parque? Não é mto arriscado, não tem chance de lotar? O mesmo para os transporte e horários, onde encontro essas informações?
Agradeço se puder me ajudar!

Thiago Rulius disse...

Denis, beleza? Eu reservei de véspera, mas depende de quando vc vai. Existe mais de uma empresa onde vc reserva refúgio, uma delas é a http://www.fantasticosur.com/en/mountain-lodges/. Vou tentar achar o link da outra. Abraços e aproveite a viagem. Thiago.