quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Parque da Serra do Curral - BH



A coisa mais difícil para a turma que bate cartão é manter um blog de viagens com atualizações regulares. Afinal, só temos férias uma vez por ano (alguns tem duas), e nos finais de semana temos opções limitadas de passeios a fazer, devido ao tempo curto, que nos obriga a procurar destinos que não sejam muito longe de casa.

Neste post vamos apresentar o recém inaugurado parque Serra do Curral, que tem sua portaria no bairro Mangabeiras, próxima a Praça do Papa e parque das Mangabeiras. Uma opção muito legal para quem está com um dia livre no fim de semana e quer fazer uma boa caminhada e respirar um pouco de ar puro.


O principal atrativo do parque são os dez mirantes espalhados por um trajeto de 4000 metros. A maior parte deles tem placas com foto e indicação que ajudam a identificar vários atrativos turísticos de BH, como a lagoa da Pampulha, Mineirão e Parque municipal. Do outro lado, é possível ver Nova Lima e montanhas da região.

O acesso aos três primeiros mirantes ocorre nos primeiros 1700 metros de trilha, que podem ser percorridos por qualquer visitante. Os demais, somente podem ser visitados por aqueles que agendarem a caminhada “travessia da serra”, um pouco mais penosa para aqueles que não têm condicionamento físico, visto que o trajeto não é tão longo, mas a descida final da serra exige bastante dos joelhos e pernas.


Para quem faz a travessia, é necessário reservar no site do parque. São formados grupos de até quinze pessoas e o acompanhamento de guia é obrigatório. Com os guias temos a possibilidade de aprender um pouco sobre a cidade, além da fauna e flora do parque. Durante nosso passeio vimos um esquilo e um filhote de urubu.


Informações Técnicas

Localização: Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 - Praça Estado de Israel, bairro Mangabeiras.

Site:  http://www.parqueserradocurral.com.br/Localizacao.aspx

Preparação para travessia: Fazer a reserva no site, usar calçado apropriado e levar água e lanche. Máquina fotográfica é essencial.

No fim da travessia (que termina no parque das mangabeiras) um ônibus do parque levará todos os participantes de volta a portaria do parque Serra do Curral, onde os veículos foram deixados.

A visita ao parque é gratuita.

Abraços.
Thiago Rulius

Nenhum comentário: