quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ilha Grande - Praia da Feiticeira


Trilha 2 – Aqueduto / Saco do Céu (Feiticeira)

Não seguimos esta trilha em toda a sua extensão, somente durante um trecho, até chegar a praia da feiticeira. É uma trilha estreita, e exige por causa disso um pouco mais de atenção. Tem muita umidade também, o que torna o chão as vezes escorregadio.

Uma vantagem é que, como não é tão utilizada como outras trilhas (exemplo: Lopes Mendes) existe uma possibilidade maior de encontrar com a fauna da ilha. Pudemos ver bem de perto alguns macacos e esquilos. Os macacos chaaram mais a nossa atenção, pois não eram os micos que estamos acostumados, e sim uma outra espécie maior, talvez Bugios.

Esta trilha é a mesma que dá acesso a cachoeira da Feiticeira. Porém não era nosso destino e seguimos em outra direção na bifurcação. Mais para frente uma outra bifurcação aparecerá, e esta não é sinalizada. Para a praia da Feiticeira siga o caminho da direita. Detalhe importante: existe uma placa intermediária no trajeto indicando a distância de 5km para a praia da Feiticeira. Ignorem. Neste momento faltavam cerca de três km para chegar a praia.

Fiz a trilha com GPS e pude constatar a distância exata percorrida: 4,1km. Segue abaixo o detalhamento e também a altimetria do percurso, para que você possa avaliar se está dentro das suas condições físicas.

Apesar das dificuldades citadas acima, eu recomendo este percurso, pois não é longo. Desde a vila do Abraão até a praia da Feiticeira nós (eu e minha esposa) gastamos 1:15h de caminhada.

Quanto à praia (foto acima), tem aproximadamente cinqüenta metros, é bonita e bastante reservada. Tivemos algum tempo de exclusividade, depois dividimos o espaço com meia dúzia de turistas. As águas são calmas e tem boa visibilidade. É possível ver muitos peixes de pequeno porte na parte mais rasa. Eles são tão folgados que chegam a beliscar a gente. Eu estava com um machucado (causado por uma bolha) e eles só mordiam ali, os “gente boa”. Próximo ao meio da praia chega um veio de água doce onde é possível tirar o sal do corpo antes de encarar a caminhada de volta.

Abraços
Thiago Rulius

Nenhum comentário: