segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Buenos Aires - Programas diurnos



Muita gente que vai a Buenos Aires só tem uma certeza: vai assistir a um show de Tango. Boa idéia. Tango é o que não falta por lá. Mas e mais cedo? Vai fazer o que? Abaixo seguem algumas opções, todas bastante turísticas, mas apesar disso, envolvendo a cultura local de alguma maneira, o que faz com que estes programas se justifiquem.

1) Feira de San Telmo

No bairro de mesmo nome, acontece aos domingos. O "centrinho" da feira, que fica na praça, é o ponto mais bacana, onde estão concentradas as barracas de antiguidades, vocação do bairro (aliás, caso você vá caminhando para a feira, fatalmente vai encontrar algumas dessas lojas pelas ruas do bairro, existem várias).

Mas a feira se expande por várias ruas próximas a praça, porém as barracas mudam o foco e passam a vender pequenas lembranças como bonequinhos dançando tango, caixas de madeira para chá, pequenos artigos de couro, camisas e outras centenas de bugigangas. Ótimo para quem gosta de voltar com lembranças pra todo mundo.

Voltando a praça, que é o miolo da feira, aproveite para almoçar por ali, tomar uma cerveja Quilmes (que não tem nada de mais mas faz parte do programa) e aproveitar o dia.

Outra coisa que acontece nos arredores da praça são casais "autônomos" dançando tango por ali. É uma das melhores partes. Esses shows de rua não tem nada do glamour ou beleza e organização das grandes (e caras) casas de tango da cidade, mas ganham de lavada em uma coisa: são mais autênticos, sem coreografias e cabreolices para turista ver (na verdade eles dançam para turista ver, mas é diferente, assista e comprove). Ou seja, o tango da feira é decadente, mas é muito bacana. Ignore o figurino caído dos dançarinos e divirta-se com a cara de galã de antigamente do senhor que estiver dançando, da "barriguinha" da dançarina e de todo o resto. Eu gostei mais desse tango que do show que assisti a noite no café Tortoni.

2) Bairro La Boca

Visitar o bairro La Boca é programa para pelo menos meio dia, e você pode precisar de mais tempo. Conhecer a calle Caminito, comprar algumas porcarias por lá e sentar-se com a patroa em um dos bares em um dia de sol. Assistir aos showzinhos de tango tomando uma cerveja gelada e ficar relaxado. Depois, comer alguma coisa e seguir para o estádio La Bombonera (do Boca Juniors). Basta andar um pouquinho e chegou. Pergunte como chegar para alguém na feira.



No estádio é possível conhecer o museu do boca, com fotos, filmes, taças e uniformes, depois fazer uma visita guiada ao estádio, onde você poderá conhecer todas as arquibancadas, sala de imprensa e pisar no gramado do estádio, fora a aula que é interessantissima (para quem tem algum interesse por futebol, claro).


O metrô não chega até La Boca, mas de táxi não fica caro. Vai com fé!

3) Compras na rua Flórida

Fiz isso um dia. A Flórida é uma longa rua, de quarteirões fechados. Centenas de camelôs e lojas sem a menor graça. Fora umas poucas lojas de bugigangas, nada de produtos tipicos. É programa pra quem quer comprar roupa comum, de shopping. O ponto alto foi a livraria Ateneo, que não é aquela Ateneo famosa (é uma filial), mas já quebra o galho.

Resumo: programa muito chato, só vale para quem quer comprar mesmo, e olhe lá...

Mas se você vai querer conhecer a casa rosada, estará pertinho da calle Flórida.

4) Colonia del Sacramento, no Uruguai

Opção de passeio mais longo, inclusive recomendo dormir uma noite em Colônia, se houver tempo. Para chegar lá é preciso atravessar o rio da Prata de Ferry Boat.

Colônia é uma cidade colonial e, apesar de estar em território uruguaio, foi fundada pelos portugueses, por isso você vai notar alguma semelhança com nossas cidades históricas. Eles (uruguaios) comparam com Paraty, mas não posso afirmar que seja semelhante por não conhecer a cidade brasileira.






O grande programa em Colônia é caminhar pelas suas ruas sem pressa, reparando em cada porta, placa, carro antigo e nas fachadas das antigas casas. A cidade é muito sossegada e é um prazer ficar por ali, sem pressa. Escolha um restaurante aconchegante e passe um ótimo dia. Tome um café, suba o farol para uma vista panorâmica, vá até a beira do rio e relaxe...


É tudo muito perto, mas se a preguiça estiver muito forte você pode alugar um scooter.

Para ler o meu post de Colonia escrito em 2007, clique aqui.

Bom proveito!
Thiago Rulius

Nenhum comentário: