sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dicas de Paris

Revista Pariscope: Guia cultural a E$0,50.

  • Tome muito cuidado com os furtos nos pontos turísticos mais procurados e no metrô, onde podem tentar lhe furtar algo. Não precisa deixar de ir, mas não facilite. Até mesmo dentro do Louvre existem placas de advertência próximas a Monalisa. Tentaram tirar algo da mochila da minha esposa enquanto ela comprada bilhetes no metrô.
  • Para visitar as atrações mais procuradas que exigem ingresso, existe a opção de compra antecipada nas livrarias FNAC. Você paga a taxa de comodidade, mas não enfrenta filas, o que pode significar visitar mais uma atração, por exemplo.
  • Se está acompanhado compre um lote de dez bilhetes de metrô. Assim você economiza algum dinheiro (pois o preço unitário cai) e não precisa ter sempre moedas a mão para comprar novos tickets em cada estação. Importante: em uma das estações que utilizamos havia apenas máquina para compra de tickets com moeda, sem opção de dinheiro ou cartão. Se não estivéssemos prevenidos íamos passar aperto.
  • Se pretende seguir de Paris para Amsterdam de trem, comece a buscar seu bilhete com boa antecedência no site da companhia thallys. Assim que abriram para venda comprei cada um dos bilhetes por E$30 mas eles podem ultrapassar os E$100 para quem deixa para última hora.
  • O dia que for a Versailles compre ainda em Paris o bilhete de volta, ou na pior das hipóteses assim que chegar em Versailles. Como todos vão embora no mesmo horário, a estação de metrô da cidade fica com filas enormes e muito lentas na hora de voltar a Paris.
  • Para descobrir a agenda cultural da semana em Paris, procure em bancas de revistas ou nas livrarias FNAC as revistas Pariscope ou L'officiel des Spectacles. Assim vc descobre tudo o que vai acontecer nos próximos dias, incluindo exposições, shows, cinema, concertos, etc. Também apresentam opções nas cidades da região metropolitana. Cada uma das revistas custa E$0,50. 
  • Comer bem exige entender o cardápio, então vai bem aprender um pouco de francês ou andar com um dicionário de bolso. Uma comida que me agradou por lá foi a coxa de pato (cannard). Comemos no Le Saint Germain: fica no Boulevard Saint Germain esquina com Rue du Bac (em frente a estação de metrô rue du Bac). Fica relativamente perto do museu D'Orsay.
  • Aproveite o dia que os museus ficam abertos até mais tarde para visitá-los, otimizando assim o tempo de viagem. O Louvre vai até mais tarde as quartas e sextas-feiras, enquanto o D'Orsay funciona cm horário extendido as quintas-feiras. Verifique os horários dos museus que pretende visitar.
  • Se quiser comprar material artístico, conheci duas grandes lojas que deixam qualquer um doido. A Geant des Beaux Arts (http://www.geant-beaux-arts.fr/), na rue de La Roquette e próxima ao Cemitério do Père-Lachaise e a Rougier & Plé (http://www.rougier-ple.fr/magasin/rougier-ple-paris-6.r.html), no Boulevard Saint Germain. A primeira é mais barata, mas fica mais longe e é uma verdadeira guerra: bagunçada e com poucos atendentes. Ambas as lojas tem outros endereços (veja links).
Abraços,
Thiago Rulius.

Nenhum comentário: