domingo, 15 de dezembro de 2013

Os Jardins de Paris

Jardin des Tuileries e Louvre ao fundo

Além de atração da cidade, os jardins na região mais turística de Paris são um oásis no meio desta metrópole bonita e cheia de atrativos, mas ainda assim lotada de gente, carros e todos os problemas que as grandes cidades têm. Então, a sugestão é montar roteiros por região, onde você possa conhecer estes jardins entre outros atrativos, descansando um pouco no meio do dia e tornando o seu passeio mais agradável.

Os jardins citados neste artigo (Jardin des Tuileries e Jardin du Luxembourg) não cobram entrada.


Jardin des Tuileries

Certamente você vai passar em frente a este jardim durante suas férias em Paris. Sua localização é privilegiada: está a beira do Rio Sena, em frente ao Louvre


Jardin des Tuileries e Louvre ao fundo

. Do outro lado do rio, o museu D'Orsay, e em uma de suas extremidades, o museu de L'Orangerie (caso vá visitar museus, prefira os outros dois, o Orangerie é bem inferior). Quem vem do Arco do Triunfo em direção ao Louvre, também encontra este grande e bonito jardim antes de alcançar o museu.

Já no jardim, o negócio e encontrar uma das concorridas cadeiras disponível, achar um lugar aprazível e ficar vendo o tempo passar, vendo os patos nadando em uma de suas fontes ou sentindo o cheiro de flores em suas passagens.

Quando quiser se movimentar um pouco, veja as esculturas espalhadas pelo parque, ou vá até uma das lanchonetes/restaurante e faça uma boquinha. O negócio é ir sem pressa e relaxar um pouco para que as férias não sejam no ritmo um tanto acelerado da cidade.

Uma opção bacana para conhecer este jardim é visitar um dos museus citados acima. Ambos permitem sair e voltar com o mesmo ingresso (desde que seja no mesmo dia). Então, você pode explorar o museu por algumas horas, descansar e comer no jardim e voltar para o segundo tempo. Ou se vc prefere visitar os museus de uma maneira mais "objetiva", conhecer um museu, descansar no jardim e encarar outro, ou seguir caminhando pela avenida Champs-Élisées até o Arco do Triunfo.


Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg
Em uma região não tão central quanto a do Jandin des Tuileries, mas ainda assim bastante turística, o jardon du Luxembourg está localizado na região do Quartier Latin e Invalides. Existem atrações nas redondezas, mas nenhuma está tão colada no parque. De qualquer maneira, o metrô de Paris te leva a todo lugar e você pode chegar até lá saltando na estação Luxembourg.

O jardim tem as mesmas cadeiras espalhadas pelos canteiros e ao redor do lago. No fundo, ajudando a compor o cenário, está o palácio do Luxemburgo. Saindo do epicentro do parque, existem trilhas de caminhada e um carrossel antigo ainda em funcionamento.

Para os mochileiros, existem lojas de mochilas e tênis para viajantes em lojas no boulevard Saint Germain, perto dali. Para os artistas, uma das melhores lojas de material artístico da cidade está neste mesmo boulevard, a Rougier Plé.

Não deixe de aproveitar pelo menos um dos jardins depois de alguns dias de pernada intensa pela cidade. Parar em um lugar assim não é perder tempo, e sim sentir um pouco mais o ar da cidade. Se possível, visite-os em dia de sol, quando ficam muito mais bonitos.


Outros Jardins

Existem atrações em Paris que contam com jardins maravilhosos, como o museu Rodin, que tem um belo jardim com esculturas do artista espalhadas por todos os lados. Um pouco mais afastados existem os grandes bosques da cidade, o Bois de Boulogne (com 845 hectares) e Bois de Vincennes com seu castelo. Talvez sejam opção para quem vai ficar mais tempo na cidade.

E em Versailles, o enorme jardim do palácio com suas fontes, canais e flores. Este, em dia de sol, é imperdível. Após se estressar com as hordas de turístas no castelo, revigore-se no jardim.

Abraços
Thiago Rulius

Nenhum comentário: