terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Valizas

Sétimo dia de viagem BH / Uruguai

Segunda feira, sai cedo de Punta Del Diablo de volta ao Chuy (uns 40km) para fazer saque no banco, cambiar moeda e ver o tectec da moto no mecanico. Tudo resolvido somente as 12:30 voltei a Punta del diablo, no caminho minha nafta (gasolina) entrou na reserva. Cheguei em Punta del Diablo, peguei as tralhas e enquanto arrumava as coisas na moto bati um papo rapido com uma menina do albergue em ingles. Ela perguntou algo sobre a moto, foi um papo superficial qualquer, de uns 2 minutos. Mas o interessante é que quando nos despedimos eu disse que era do Brasil e ela era do Mexico, olha só. Temos uma língua mais parecida mas nao conseguimos nos entender e temos de falar ingles. É lamentável.




Voltei 20km para abastecer a moto em La Coronilla, aproveitei para almocar no mesmo lugar que comi o Chivito. Desta vez pedi o Napolitado, Bife a Milanesa com Musasrela e Fritas (nao é muito diferente do Chivito, nao é?). A senhora uruguaia que atende, muito atenciosa e mandando um portunhol tao ruim quanto o meu para me ajudar a entender o cardapio, me oferece um refrigerante de uma fruta chamada Pomelo, de acordo com ela era um refrigerante ¨muy lindo!¨. Como nunca tinha tomado um refrigerante lindo resolvi provar. É péssimo, gosto horrível e parece água suja. Até agora nao sei que fruta é essa, mas deve ser uma fruta citrica, talvez uma laranja lima.


Aí sim, finalmente, segui viagem. Dei uma olhadinha em um lugar chamado Aguas Dulces e fui para a Barra de Valizas, um lugar tipo Punta del Diablo, mas menor, e que é o lugarejo, ou pueblo como eles dizem, mais perto do Cabo Polonio, que estava doido para conhecer. Esse albergue é bem melhor que o de Punta del Diablo, só 8 camas por quarto (4 beliches), custou R$17,50.

Voltando a Valizas, como já eram umas 15:00 deixei o Cabo Polonio para amanha e fui pegar uma praia. Estava bem vazia (tambem Valizas deve ter uns 600 habitantes). Nadei, fiquei de boa lá, ensebando umas duas horas. Depois caminhei até o fim da praia e vi no caminho um lobo marinho morto. Uma pena, mas entendi como um bom presságio para o Cabo Polonio: Os lobos marinhos estao por ali.


Terminei o meu passeio escalando uma duna de uns 20 metros no fim da praia de valizas e batendo umas fotos da arquitetura local. Foi um otimo dia.

Voltando ao albergue o Eduardo, uruguaio dono do estabelecimento, perguntou se eu queria entrar em um rachao de churrasco que ele ia fazer. O preco era 80 pesos uruguaios (quase R$8). Topei, tava mesmo querendo provar o churrasco uruguaio. Nunca vi tanta fartura por R$8. Comi demais e sobrou um pouco da minha parte ainda. Comi um pedaco de costela (que aqui chama chorizo) que ocupava o meu prato inteiro e uma linguica, alem da salada, e tinha direito a outra costela ainda! Quase passei mal de tanto comer, mas tinha que limpar o prato senao ficava mal. Antes que pensem que enchi demais o prato nao é nada disso ele é que colocava no prato, só tinha pedaco de costela deste tamanho.

E assim terminou esse excelente dia.

OBS: Estou pagando tudo em pesos uruguaios, falo em reais para vcs terem mais nocao quanto foi.
OBS2: Piazza, na verdade o Chivito (pronuncia: tchivito) é a carne, o pao ou fritas e salada é o acompanhamento.

Beijos e abracos
Thiago (rulius)

Um comentário:

Professor Bragança disse...

Olá, qual é o nome do hostel que vc ficou em valizas? Esse do rachão do churrasco?