terça-feira, 13 de março de 2007

De volta a Belo Horizonte


Conclusão da viagem BH / Uruguai

Se você é do tipo que ao pedir uma cerveja no boteco gosta de ser enfático em relação a temperatura da cerveja (exemplo: "Uma cerveja bem gelada, por favor!") algumas considerações para pedir uma cerveja no Uruguai são necessárias.

Aparentemente a palavra gelada não existe em Espanhol (não tem no meu dicionário). Porém existe a palavra helado, que significa sorvete, e a sorveteria se chama heladería. Ou seja, ao dizer que quer uma cerveja gelada ao garçom uruguaio ele pode entender algo como "um sorvete de cerveja" ou "uma cerveja e um sorvete". Para ser enfático, use algo como "una cerveza bien fria, por favor!", e será mais bem compreendido. Só não sei se vai adiantar, já que o único lugar em todo o Uruguai que a cerveja veio realmente gelada, do jeito que a gente gosta, foi no restaurante Miravos, no Chuy uruguaio, possivelmente devido a proximidade do Brasil (uns 20 metros, é só atravessar a rua).

Décimo quinto a Décimo sétimo dia da viagem BH / Uruguai

Saí de Canela depois do café com muita disposição. Estava querendo reduzir bastante a quilometragem restante. Saí passando por Gramado e segui no sentido Nova Petrópolis / Caxias, já que ia voltar por um trecho diferente até Curitiba, via BR-116. Não sabia até onde ia viajar.

Segui até Lages. Como ainda estava cedo, resolvi tentar chegar até Curitiba. Um pouco mais a frente liguei para o amigo Bandeira que mora em Pinhais na região metropolitana e combinamos de nos encontrar. Continuei andando bem e terminei o dia com o recorde de quilometros percorridos em um dia de viagem: 670km.

Nos encontramos, mostrei a eles as fotos de todo o percurso e relembrei como a viagem foi doida. Ele e seus pais são motociclistas, falamos sobre turismo e motos, e só!

Dormi possivelmente a melhor noite da viagem, estar entre conhecidos é muito melhor que qualquer quarto de hotel. Detalhe: Tinha ultrapassado os cinco mil quilômetros de viagem neste dia.

Parti no outro dia cedo (quinta-feira) com a intenção de cortar São Paulo e chegar a Minas Gerais. Após cerca de 200km parei em Registro para trocar o óleo. O mecânico me perguntou como foi a viagem, lembrava de mim na ida, quando também passei por ali. Batemos um papo enquanto ele fazia o serviço e segui viagem. Atravessar São Paulo me deixou tenso outra vez mas deu tudo certo e novamente não errei o caminho. Um caminhão me deu um susto, veio embalado com cara que ia passar por cima de mim, fiquei puto porque ele estava andando na minha cola, deixei o cara passar e vi que era de Betim, na região metropolitana de BH.
Continuei viagem. Logo após São Paulo começou uma chuva forte. Parei embaixo de um viaduto para vestir as roupas de chuva. Enquanto vestia chegou um outro motociclista encharcado. Continuei e a chuva parou depois de uns 10 quilômetros. Ainda tinha bastante combustível e não parei para tirar as roupas de chuva, ficar colocando e tirando essas roupas é um negócio meio chato. Segui mais uns 50km e entrou um cisco que detonou o meu olho, que lacrimejou muito. Fui freando e vendo com um olho só até encostar em um posto que estava a uns quinhentos metros a frente. Aproveitei e tirei as roupas de chuva. Lavei o rosto e segui até Pouso Alegre. Fiquei em um hotel com ótimo custo benefício a beira da estrada.

Estava agora a apenas trezentos e setenta quilômetros de casa e tinha batido novo recorde de distância percorrida em um único dia: 690km.

Pulei cedo da cama na sexta (09/03) para pegar o almoço já em casa. Toquei sem surpresas até o fim. Desta vez não teve chuva, o dia foi perfeito e cheguei em casa as 13:15, realizado depois desta aventura concluída, um sonho de cerca de dois anos de planejamento, preparação, pesquisa e muito entusiasmo.

Distância total percorrida: 6.085 km

A escolha da TDM 225 como moto para esta viagem foi muito feliz. Saí desconfiado e cheguei com a certeza que esta moto, se estiver em bom estado é muito boa, muito guerreira mesmo. Não tem velocidade final alta, mas é muito boa de torque e tem um custo de aquisição muito baixo, bom para quem está com a grana curta e ainda precisa investir em equipamentos e levar uma reserva para a viagem. Seus pneus mistos vão em qualquer terreno e a suspensão não dá aquelas pancadas na coluna que acabam com o cara. O único senão é o banco que é muito duro, deixa o cara bem estragado. Vai ser muito triste quando vendê-la, me apeguei muito a essa moto, parceira de todos os momentos.

Agradeço novamente a todos que acompanharam esta viagem pelo interesse e apoio, foram muito importantes, principalmente por ter ido sozinho.Algumas informações importantes.

- De acordo com os mecânicos uruguaios que conheci no Chuí, nós devemos usar sempre a gasolina comum no Uruguai (que também é a mais barata). Porém, não confie no consumo que a moto fazia antes. A minha moto piorou muito no Uruguai, seu consumo foi de 28 para cerca de 20km/l. Não sei se essa regra vale para as motos com injeção eletrônica.

- Existe um telefone em placas na beira das rutas (estradas) uruguaias com um número para auxílio mecânico gratuito. O número é (02)622-3000. Não sei como é pois não precisei, mas acho que vale a pena levar anotado em um papel.

- Perfumes e óculos escuros estavam custando cerca de 1/3 do preço de Belo Horizonte nos free-shops uruguaios do Chuy. Os eletrônicos estão mais ou menos no mesmo preço.

- Para ligar para o Brasil de lá, procure os postos da Antel, lá existem cabines que vc liga e paga o valor quando termina, mas o preço vai sendo atualizado de dentro da cabine. Para ligar para o Brasil disque 0055+codigo de area+numero de telefone. Para ligar daqui para o Uruguai basta trocar o 55 (código do Brasil) por 598 (código do Uruguai). Eu usei os postos da Antel em Punta del Diablo, Valizas, Montevideo e Colônia.

- Os celulares da TIM dão sinal até uns 30km para dentro do Uruguai, eu consegui usar o meu no Forte San Miguel, Santa Teresa e La Coronilla.

Beijos e Abraços
Thiago (rulius)

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