sexta-feira, 2 de março de 2007

Punta del Este

Nono dia da viagem BH / Uruguai

Olá pessoal!
Desculpem o desaparecimento, mas a internet do albergue nao tem entrada USB, entao nao conseguia incluir fotos nos posts.

Neste dia fui cedo para conhecer Punta del Este, nem esperei o desayuno (café da manha). Rodei os 10 km que separam Punta de Manantiales, onde estava, e dei de cara com a tradicional mao da praia (nao sei o nome), monumento que fica na praia. Passei reto e procurei lugar para parar, rolou uns 2 quarteiroes para frente.


Resolvi dar uma volta a pé antes de voltar a praia para bater fotos. Andei pelas ruas mais requintadas de Punta del Este, que sao bem cuidadas e até que valem um passeio. Parei num posto de gasolina da ANCAP, o mais comum por aqui e tomei meu café. Dessa vez o iogurte de Frutilla (morango) nao veio com pedacos da fruta, muita falta de graca.

Passei na frente de uma imobiliária e resolvi conferir o preco dos imóveis por lá. Tinha vários na faixa de 100.000 dólares, pensei que era bem mais caro.

Fui até a marina, vi os barcos por lá, tirei umas fotos. Mais um farol muito legal, este eu nao subi, mas achei bacana, ao lado de uma praca.

Agora, o fato é que Punta del Este tem um miolo mais arrumado, mas o resto é muito comum, nao tem nada de mais, ou entao me falta a sofisticacao necessária para ver todas as belezas que dizem. Varios predios comuns de 3 andares, nao tive muita surpresa neste lugar.


Na hora de voltar tentei pegar os tiquets de gasolina gratis (promocao uruguaia para incentivar os brasileiros a aparecer por aqui). Nao consegui, tinha esquecido os documentos da moto. Estou esquecendo de tudo ultimamente.

Voltei para o albergue (alias o albergue 1949, que nao fiquei e nao sei como é por dentro é muito bem localizado, sem duvida é melhor para quem nao está de carro). Eram 11:15. Juntei as coisas e parti para Montevideo. No caminho passei por um "pueblo" chamado Bello Horizonte, quem dera se fosse tao perto!

Cheguei em Montevideo e perdi a entrada para a Rambla, que é como chamam as avenidas a beira mar por aqui. Segui entao para o centro pela avenida Itália. Passei ao lado do lendário estádio centenário, sede da primeira copa do mundo, em 1930 e que o Uruguai venceu. Peguei a avenida 18 de julho, a principal do centro e fui até o fim. Terminei na plaza independencia, de frente para o monumento de artigas, o maior herói uruguaio e com o palácio salvo, prédio magnífico, ao lado.

Peguei meu mapa e fui encontrar o albergue, estava a uns cinco quarteiroes dali. Existe outro na propria plaza Independência, mas é mais caro.


Corri para o mercado do porto e almocei uma carne preparada na parrilla, que é a comida tradicional uruguaia. Me cobraram até o uso do talher neste restaurante, fiquei indignado!

Independente disso, o porto é muito legal. Pequeno, mas com muito estilo. Um detalhes diferente aqui é que os mercados em geral tem o centro aberto, cheio de mesas, acaba que é uma espécie de praca de alimentacao, ou como dizem aqui, plaza de comidas.

Depois de tudo isso saí andando sem rumo, passei em uma feirinha na rua Sarandi, que tem um lingo trecho de quarteiroes fechados atravessando a cidade velha, que é onde todas estas atracoes que disse estao (com excecao do estadio centenario).

Acabei parando em um sebo, e depois de muito papo contei ao cara que perdi minha carteira de identidade e que teria problemas para deixar o Uruguai. Ele foi muito gente boa e me levou a delegacia para fazer ocorrência. Disse que se passar antes das 10:00 no sebo vai comigo ao consulado acabar de resolver, fica a 1 quarteirao do sebo, mas nao sei onde é.

Curiosidade do dia: Aqui o sanduiche de frango se chama McPollo. Pollo é frango em espanhol. Como no Brasil o nome é em inglês pensei que fosse assim no mundo todo.

Esqueci de contar no último post: Conheci um Hippie brazuca em Cabo Polônio que me disse que "Vou a la mierda" significa "Vou para casa!". Eu ri demais, o cara tá morando aqui depois que conheceu e se casou com uma Argentina em Sao Tomé das Letras. Quanto ao "Vou a la mierda!" deve ser verdade, porque depois ouvi ele falando isso com um uruguaio.
Beijos e abracos
Thiago (rulius)

Nenhum comentário: