terça-feira, 1 de maio de 2012

El Chalten - Trilha para Fitz Roy

Acordamos as 08:00 para nos preparar para a subida para o Fitz Roy (laguna de los três). Após um fraco café da manhã, passamos no mercado e compramos queijo e presunto para fazer sanduíches, que levamos para comer na trilha. Eram cerca de 09:00, e além de nevando, estava um frio de rachar, a temperatura mais baixa em toda a viagem até o momento. Estava usando toda a roupa que levava para a trilha (camisa dry-fit + fleece + anorak + luvas). Depois ainda coloquei a touca.
      No final da Avenida San Martin começamos a trilha para os miradores do Fitz Roy. Pouco depois o sol apareceu, e apesar de continuar nevando o calor aumentou. Eu fui tirando as camadas de roupa e cerca de meia hora depois, apesar da neve insistir em cair, estava apenas de camiseta. Continuamos em uma trilha sempre leve, até o mirador Fitz Roy (o primeiro da trilha), onde não conseguimos ver absolutamente nada devido ao tempo. Voltamos dez minutos até a última encruzilhada para passar pela laguna Capri e seu acampamento (gratuito, mas sem estrutura). Nas fotos que tinha visto do lugar, ele me parecia mais bonito.
     Seguimos mais um pouco, passando pela praia da laguna Capri. Em um determinado momento paramos, pensando se deveríamos continuar ou não, visto que a visibilidade das montanhas era baixíssima. Nesta hora, enquanto consultávamos nosso mapa em busca de outras atrações, passou por nós um guarda-parque. Disse a ele que parecia que não veríamos naquele dia o Fitz Roy (o que ele confirmou), e que estava em duvida se seguia até o Glaciar Piedras Blancas ou voltaria e visitava o mirador los Condores, na entrada da cidade. Ele disse que ambas eram boas opções, mas que o Glaciar Piedras Blancas era melhor, pois já estávamos ali e a trilha era plana para frente. Além do mais, de que adiantaria ir ao mirador los Condores com aquela visibilidade?
    Seguimos o conselho do guarda-parque e fomos em frente. Algum tempo depois estávamos na bifurcação campamento Poincenot / mirador Piedras Blancas. Neste momento o Fitz Roy se encontrava parcialmente visível. Decidimos seguir ao mirador Piedras Blancas e, na volta, se o tempo melhorasse ainda mais, subiríamos até o ultimo mirador, na laguna de los três.

Caminhamos cerca de meia hora em direção ao mirador Piedras Blancas, sacamos algumas fotos da trilha. Quando ela começou a se afastar decidimos voltar a bifurcação. O Fitz Roy continuava do mesmo jeito, parcialmente encoberto. Fizemos um lanche, seguimos ao campamento Poincenot e nada, nenhuma mudança. Então finalmente decidimos voltar sem tentar a sorte na laguna de los três.
      Após ter regressado cerca de uma hora o céu ficou um pouco mais limpo e o Fitz Roy apareceu inteiro! Lamentei a nossa falta de fé. Teria chegado ao topo (laguna de los três) pouco depois do tempo abrir.
      Continuamos voltando (agora sem neve) até o primeiro mirador e o visual havia mudado totalmente. O Fitz Roy estava visível e fizemos algumas fotos de consolação antes de retornar a El Chalten.

No fim da trilha visitamos a panaderia los Salteños (primeira edificação para quem volta a cidade) e compramos empanadas (AR$4) e medialunas (AR$2) para o lanche da tarde e café da manhã no dia seguinte (total: AR$24).
      A noite, após um banho e um cochilo jantamos no restaurante La Tapera.

La Tapera – Preços (total AR$220):
·         Bifes de Chorizo + acompanhamento> AR$72 (por pessoa)
·         Vinho: AR$64
·         Água: AR$12

Lição do dia: O tempo pode mudar a qualquer hora. Leve todos os agasalhos que possa precisar e não desista das trilhas.