terça-feira, 1 de maio de 2012

Torres del Paine - Circuito W - Parte 1

Primeiro dia: Paine Grande - Glaciar Grey - Campamento Italiano


      Começamos o circuito W! Saímos cerca de 09:30 do refúgio Paine Grande, após deixar as mochilas no improvisado “depósito de equipaje” e fazer nosso café na “cozinha” liberada para hóspedes. Seguimos a trilha para o glaciar Grey, inicialmente queimada até alcançarmos a bonita laguna dos patos, sob muito vento. A partir dali a trilha se torna mais agradável, já que a vegetação está menos comprometida. Com 1:55 de caminhada chegamos ao mirador Grey, ponto alto desta perna do W. Paramos para sacar fotos apenas por alguns minutos, pois ficar parado muito tempo significa esfriar o corpo e as mãos. Seguimos adiante por mais de uma hora, sem muita mudança na paisagem, apenas a lenta aproximação do glaciar. Cerca de quinhentos metros após a travessia sobre o caudaloso rio Olguin, sem perspectivas de ver alguma novidade e com a intenção de dormir no campamento Italiano (e de não pagar novamente o refúgio Paine Grande), retornamos, chegando ao refugio as 16:00, debaixo de chuva. Creio que com menos de meia hora atingiríamos o fim desta perna do W. O sol que havia aparecido mais cedo sobre o glaciar Grey havia ido embora, e não voltou naquele dia. Vestimos os anoraks e as capas de chuva nas cargueiras e partimos para o Italiano as 16:30 (estava anoitecendo entre 19:30 e 20:00). Como a trilha Paine Grande – Italiano é a única considerada de nível fácil pelo mapa oficial do parque, acreditamos não haver dificuldade em vencê-la. Porém, subestimamos a chuva, o cansaço dos cerca de 20km já caminhados e o peso das cargueiras. Com uma hora e quinze de caminhada para o Italiano encontramos um Guarda-parque na trilha, que nos deu uma colada por termos entrado na trilha demasiado tarde. Seguimos penosamente sob chuva e chegamos ao Italiano as 19:10, tendo ainda de montar acampamento. Arrumamos tudo no menor tempo possível, debaixo de chuva, e entramos para dentro da barraca. Eu estava congelando e com muito frio, e fui logo colocar roupas secas. Um Guarda-parque havia pedido que registrássemos entrada assim que montássemos acampamento, o que acabamos não fazendo. Simplesmente entramos nos sacos de dormir naquele mesmo instante, sem comer, escovar os dentes ou qualquer outra coisa. Estávamos exaustos.

Segundo Dia: Campamento Italiano - Valle del Francês - Campamento Italiano


      Acordamos cedo, mas como chovia ficamos muito tempo na barraca. Finalmente saímos para cuidar da higiene pessoal e fazer o café. O campamento (assim mesmo, sem o a) Italiano tem banheiros (somente vasos sanitários - estavam limpos), uma bica d’água e uma cozinha, que na verdade é um cômodo rústico e sem luz com chão de terra e sempre emporcalhado pelos viajantes. Eu tinha algum receio do campamento Italiano, já havia lido comentários ruins na internet, mas gostamos de lá. O lugar é muito bacana, dentro de um bosque com o rio correndo ao lado. Além disso, o fato de ser uma área arborizada torna o camping bem protegido do vento.


      Após o café (muito tarde), finalmente saímos para conhecer o Valle Francês. Após um trecho enjoado de trilha sobre pedras o caminho se torna muito prazeroso, com trechos longos sob os belos bosques de lengas (espécie de conífera) do parque. O sol apareceu, deixando o dia perfeito. Após parada para fotos no mirador francês seguimos adiante, e chegamos ao campamento britânico, que está fechado para acampar (talvez por não ter estrutura alguma), mas que achei muito bacana e astral, é como um campamento italiano mais agreste. Depois subimos até o mirador britânico e conseguimos ótimas fotos das montanhas circundantes, com bonita vista. Como estávamos sem as cargueiras, conseguimos completar as trilhas abaixo do tempo estimado no mapa do parque, a volta mais rápida que a ida. Retornamos no fim da tarde, com o dia ainda claro e fizemos uma janta antes de voltar para a barraca para a segunda noite no campamento italiano.





Abraços
Thiago Rulius

Um comentário:

Marina disse...

Essas fotos estão muito show! Realmente parece estes fundos de Windows. Mas que perrengue hein no primeiro dia?