quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ushuaia - Parque Nacional Tierra del Fuego


      Era o nosso ultimo dia completo de viagem. Apesar do dia feio, com chuva leve, partimos para o parque nacional Tierra Del Fuego, pois era isso ou deixar de conhecê-lo. Pegamos o transporte regular no mesmo local onde o ônibus nos deixou quando chegamos a Ushuaia. Na parte da manhã as partidas eram de hora em hora, e a volta as 13:00, 15:00 ou 17:00. Preço AR$85, para ida e volta. Seguimos na van das 10:00.


      Após um curto trajeto (o parque está próximo a cidade), paramos na portaria para ganhar um mapa e pagar a entrada (AR$60 para MERCOSUL). Seguimos de van até o inicio da senda costera, que beira o canal, onde começaríamos nossa caminhada.





      A trilha (senda costera) tem 8km, e só não pode ser considerada mais fácil devido a umidade elevada, que faz com que o caminho seja muito enlameado e algumas vezes escorregadio. O tempo para percorrê-lo é de 3 a 4 horas, sem pressa. É bastante bonito, com vista para as montanhas e o mar, com algumas praias surgindo no caminho. Na maior parte do tempo, o vento não incomoda. Existem alguns trechos gramados legais para descansar, com vista para a Bahia. O motorista da van nos avisou que poderíamos ver o zorro colorado, uma espécie de raposa, mas não tivemos essa sorte. No início da tarde já havíamos concluído a trilha.
      Fizemos um lanche rápido no centro de visitantes Alakush, onde funciona um mini museu do parque, e seguimos em direção as trilhas mais curtas do setor lapataia, já que lá, no fim da ruta 3 (que vem desde Buenos Aires) pegaríamos nosso transporte de retorno as 17:00. Estas trilhas (6 no total) são todas curtas, tendo apenas 1,5km a mais longa delas. Duas destas trilhas são atalhos para se chegar a baía lapataia, substituindo com vantagens a estrada, para quem está a pé. O mirante laguna verde também vale a pena, até porque está a poucos metros da estrada. As áreas de camping do setor lapataia, a beira da estrada, são bonitas, tem banheiros e não cobram (o único camping pago é o lago roca). Para quem pretende explorar bastante o parque, dormir uma noite por lá seria uma boa idéia, ou talvez duas, ficando uma noite no setor lapataia ou lago roca, e a outra nos campings mais próximos a portaria, para explorar as trilhas daquele setor.
      No fim de todo o passeio, enquanto aguardávamos a van das 17:00 para retornar a Ushuaia, sob frio intenso, exploramos as passarelas ao fim da ruta 3, com bonita vista da baía. A van demorou uma eternidade, mas finalmente apareceu e voltamos tranqüilos.




     A noite, fizemos nosso jantar de despedida no Bodegon Fueguino, onde havíamos jantado na primeira noite. Desta vez o restaurante estava vazio, e o abadejo com molho roquefort não estava tão gostoso como da outra vez.

Abraços
Thiago Rulius

Nenhum comentário: