terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cachi

Pessoal, Nao vou comentar o novo dia que passeo em Salta, já que mostrei a cidade em um post anterior. O que posso dizer é que visitei mais um museu com a história da província e é muito legal.

A viagem para Cachi começou as 13:30 e foi fantástica, acho que até melhor que o passeio da Cuesta del Lipán. O visual é muito legal, muitas montanhas e uma estrada com muitas curvas e chegando a uns 3.400 metros de altitude.

Nao se pode calcular o tempo de viagem aqui na argentina pela distância como fazemos aí no Brasil. As estradas variam muito em qualidade, e os onibus também. Esta viagem a Cachi é relativamente curta, menos de 200km desde Salta, mas leva 4:30. Agora olhem o onibus que faz o trajeto:


A estrada em alguns momentos é de Rípio (cascalho) e em outros asfalto. Alguns trechos tem guard-rail (é assim que se escreve?) em outros nao, entao passa essa furreca aí cheia de gente, inclusive com passageiros em pé e lotado de sacolas pelo corredor, e você vendo só aquele precipício abaixo. Lembram daquele email "estrada na Bolivia"? Em alguns trechos é assim, mas nao com aquele fluxo de caminhoes.


A maior parte do tempo em que a estrada é de Ripio para passar dois onibus tem que sem bem devagar e calculado para caber. Isso só aconteceu uma vez. outra coisa legal da estrada e que várias corredeiras passam sobre a estrada, entao tem que freiar e passar lentamente sobre o leito do rio. Por isso essa estrada tem fama de complicada na época das chuvas, o volume de água deve subir bastante.

Mais a frente, depois da subida começa o parque nacional Los Cardones, para preservar aqueles cactus gigantes que vocês já viram em outra foto. O visual nesta parte alta é muito legal, nada de árvores, somente uns tufos de mato de uns 60 centimentos de altura no máximo. Vi Vicunhas, ou Guanacos, três vezes, um estava correndo bem próximo a estrada. Foi muito legal mesmo, ver um animal bonito desses correndo naquele lugar enorme, livre! O detalhe é que tem longos trechos completamente planos nesta altitude, e aí você nao vê mais nenhuma montanha, é como se estivesse no topo do mundo.

Cachi também nao decepcionou. Diferente do que eu esperava, a cidade é bem diferente de Tilcara ou Humahuaca, um pouco menor, mas muito bonita, bem cuidada, toda pintada de branco com uma linda praça e sem lixo pelas ruas. As ruas sao mais largas e o clima da cidade é muito "do bem". Queria ficar um pouco mais, mas nao vai ter jeito.



Infelizmente cheguei aqui as 18:00 e já vou sair as 09:00. Nao existem onibus aqui para Angastaco, entao para chegar a Cafayate terei de voltar a Salta. Vou de Remis, que é tipo um taxi dividido, vai sair pelo preço do onibus. Amanha a noite já estarei em Cafayate, para poder conhecer as ruínas de Quilmes e Angastaco, mas vou passar o dia todo na estrada.
Beijos e Abraços
Thiago rulius

3 comentários:

Unknown disse...

Esse balaio aí tá pior que o da linha Patos - Major Porto.

Unknown disse...

Cacete de montanha!
Cacete de altitude!
Cacete de estrada perigosa!

miriam disse...

Hello, nao postei antes por motivos que vc sabe, e alem de tudo, ate tentei mas nao consegui, nao sabia como funcionava, agora me diga uma coisa vc ja ouviu falar em uma coisa chamada civilizaçao? bjs