terça-feira, 26 de agosto de 2008

Jujuy e Lagunas Yala

Olá!

Bem, como era de se esperar nao ia dar tudo certo nessa viagem. Esse foi um dia perdido...
Comprei a passagem a Jujuy em Purmamarca as 10:00. Purmamarca é tao pequena que nao tem rodoviaria, apenas um quiosque que só abre quando faltam 10 minutos para o horário do onibus. Já estava lá a mais tempo, conversando com um Argentino de Jujuy que se chama Guillermo, ele estava mascando umas folhas, nao sei se sao de coca ou o quê, mas tinham um cheiro muito forte (pelo hálito dele) e deixavam os lábios meio amarelos. Conversamos sobre várias coisas relacionadas aos nossos países e um pouco de turismo também. Viemos juntos no onibus conversando até Jujuy e peguei os contatos dele.

Nao fui a Salta direto porque Purmamarca só tem onibus para Jujuy, e também porque queria visitar as Lagunas Yala. Cheguei a Jujuy em cerca de 1 hora, fui a um hotel próximo a rodoviária. Atendimento simpático, mas o lugar era um lixo. Para amenizar o tanto que o lugar era um buraco, peguei o quarto com banheiro a AR$35, o segundo mais caro até agora e com certeza o pior hotel.

Fui até o ponto de onibus próximo a rodoviária, como tinham me instruído, pegar o coletivo municipal até Yala, cerca de 15 ou 20km de distância. O onibus levou quase uma hora para passar, já estava quase desistindo. A verdade é que sempre estive em dúvida em relaçao a Yala, devia ter confiado no meu pressentimento.

Mas, depois de uma meia hora eu desci no final do onibus e comecei a caminhada rumo as lagoas, 5km de pura subida. Fui de uns 1450 metros a 2100 metros. levei 1:20min mas cheguei morto lá em cima, e o visual foi decepcionante, nao tem nada demais, é um lugar para os ricos de Jujuy, que tem casas pelo caminho, fazer pique-nique, um lugar meio farofa no meu ponto de vista. Nao fiquei vinte minutos e comecei a descida.

Jujuy é uma cidade feia e nao tirei nenhuma foto. Tem até uma praça legal, mas já vi melhores e nao perdi tempo. Como já tinha pago o hotel dormi por lá mesmo e saí cedo, as 09:00 para Salta.
Estava tao fechado que quando fui tomar banho (de porta aberta, o banheiro nao tinha luz) o sabonete escorregou da minha mao, voou até o quarto e foi parar debaixo da cama de casal, bem no meio.... É mole???

Abaixo uma fotinha de uma das Lagunas Yala. É até bonito, mas qualquer das nossas cachoeiras de minas ganham com de dez. Esse dia vai me fazer falta no fim.


Beijos e Abraços
Thiago rulius

2 comentários:

Unknown disse...

É isso que acontece quando se amarra a propina pro chegado: o sabonete te prega uma peça mesmo!!! hahaha

Que a Força esteja com você!

Unknown disse...

Ah... só pra saber: você pegou o sabonete?