domingo, 17 de agosto de 2008

Salta

Ola novamente. Hoje foi um dia legal.

Desta vez acordei limpo (tomei banho assim que entrei no residencial, as 03:00 da manha). Fui ao supermercado comprar o café da manha: Iogurte (ainda nao achei o do tipo frutado, com pedaços de morango como no Uruguai), uma torta de choclo, que é uma espécie de milho, ou o proprio milho brasileiro, nao sei bem. Uma garrafa 2 lts de agua mineral e duas mexericas.
Andei muito na cidade, sempre com o casaco, acho que a temperatura nao passou de uns 17 graus em nenhum momento aqui hoje, e deve ter chegado a uns 12 graus nos momentos mais frios, como agora a noite.

Mas depois da compra e do café fui dar uma volta na plaza 9 de julio, a principal por aqui. Foi muito legal. Conheci a igreja, que é a mais bonita que já vi por dentro, muito linda mesmo, foi construída no seculo 19. Tinha tanta gente tirando fotos no meio da missa que o padre parou e pagou um pau pra galera tirando aquelas fotos todas. Eu estava batendo sem flash entao sou inocente.



Outra coisa dessa igreja é que tinha quatro confessionarios, uns dois funcionando, será que tem tanto padre nessa igreja ou sao uma especie de ¨estagiarios¨?

Depois estava tirando as fotos da fachada da igreja e começa uma gritaria, fui ver o que era e morri de rir. Uma corrida de garçons, com a bandeja na mao, e em cima uma garrafa de um litro de cerveja e um copo cheio. Consegui tirar uma foto. Foi muito engraçado mesmo, eles equilibrando e correndo, cada um com um tipo de cerveja. Dei a volta na Igreja e fiquei sabendo dos detalhes. Todo ano tem essa competiçao neste dia, uma especie de dia dos profissionais do turismo, sei lá. Começou a entrega dos troféus e um cara recebeu a taça. Na entrega disseram que era o quarto ano consecutivo que ele ganhava na categoria até 35 anos (tem até categorias a corrida). Depois chegaram com uma empanada (que é uma especie de pastel assado, mas com massa mais gostosa e mais recheado, se comprado em um bom lugar). Foi a maior risaiada da populaçao aqui. Para completar uma banda tocou duas musicas regionais, com sanfonas e violoes, foi muito legal mesmo.




Depois disso bati perna pelo centro, almocei um cordeiro com batatas fritas em rodelas deliciosas, tinham um nome proprio, me esqueci qual é.

Para fechar uma visita ao museo de arqueologia de alta montanha, legal, mas caro, AR$15 para nao argentinos. Os filminhos que passam lá foram legais, e tem uma criança inca que foi sacrificada no vulcao aqui da regiao (o nome dele é muito dificil), está em perfeitissímo estado, é impressionante, mesmo a pele está 90%. Só para esclarecer, o topo deste vulcao era sagrado e eles faziam sacrificios de criancas lá. tem toda uma historia, eles acreditavam em outra vida após a morte aqui, nao era crueldade ou coisa parecida, tanto que na maioria as crianças eram da nobreza. Fui em uma feirinha depois, estava legal, comi empanadas e vi muitos produtos regionais bonitos com bom preço, mas vou esperar conhecer Humahuaca e Tilcara, onde sao fabricados, talvez seja ainda mais interessante comprar por lá.


Amanha farei um passeio de dia inteiro a Cafayate, com certeza voltarei com lindas fotos.

Beijos e abraços.
Thiago rulius

Nenhum comentário: