domingo, 24 de agosto de 2008

Salinas Grandes e Cuesta del Lipan

Olá!

Saímos de Purmamarca para as Salinas e Lipán, acho que eram umas 13:00, na van de um cara de Purmamarca. Eu, três argentinos e uma familia: 9 pessoas.

Foi mais tranquilo que uma excursao, pois como estavamos apenas ¨dividindo a corrida¨ da van, nao tinha aquela coisa de guia explicando, e aquela papagaiada tradicional. De Purmamarca até as Salinas sao 60 km, e a Cuesta del Lipan está pelo caminho.

O passeio foi ótimo. A subida da Cuesta del Lipan é impressionante, saímos de uns dois mil e poucos metros para 4.170 metros de altitude. Aquela foto tradicional das curvas, que também tirei e está aí, nao mostra nem um terço das curvas. É um negócio impressionante, uma subida que leva muitos kms para acabar, e a cada curva a vista fica mais bonita. A subida foi muito legal mesmo, mas deve ser ainda mais se alugar um carro e subir dirigindo.


No fim da subida uma surpresa: Um bando de vicuñas pastando livres em uma colina próxima. Para quem nao sabe a Vicuña é da familia da Lhama, nao tem tanto pelo, mas é mais bonitinha e mais esguia. Podem procurar no google que deve vir alguma foto legal... Se quiserem conhecer toda a família, os camelideos da América do Sul sao: Lhama, Vicuña, Guanaco e Alpaca. As roupas mais nobres sao feitas com os pelos da Alpaca.

Seguimos em frente e saímos nas Salinas Grandes. Para dizer a verdade eu as imaginava ainda maiores, mas nao deixou de ser impressionante, todo aquele branco a mais de 4.000 metros de altitude, um vento muito forte e gelado o tempo inteiro, era tao forte que era até meio complicado andar contra. O chao de sal é duro como concreto, e ficam uns caras trabalhando lá, fazendo esculturas de sal, deve ser uma vida muito dura passar o dia todo lá em cima, sendo castigado pelo sol, vento e sal. Tanto que eles cobrem o rosto todo e ainda colocam óculos escuros, nao conseguimos ver os rostos deles.



O pessoal sai da estrada e anda sobre as salinas, o cara da van fez o mesmo. É muito diferente o lugar. Ficamos lá só 40 minutos, pensei que era pouco mas o clima é tao detonante, com todo aquele sal, vento e frio que foi mais que suficiente.

Entao é isso. Obrigado a todos que colocaram mensagens no blog até agora, elas sao ótimas para quem está sozinho, é o mais próximo de uma conversa com os amigos.

Beijos e Abraços
Thiago rulius

2 comentários:

Unknown disse...

Aquela foto das cruvas na subida é muito legal mesmo. Depois quero ver mais fotos do lugar... Você deve ter tirado fotos de uma altitude maior.

É pior pra respirar mesmo ou só se correr muito?

Unknown disse...

Beleza, Thiago?
As fotos estão muito massa.
Eu e o Renato fizemos estágio na fábrica do Mestre no sábado.

Um abraço.